Saúde 04.18

Quais os sintomas da alergia ocular?

Resposta exagerada do nosso sistema imunológico a algum agente externo, as alergias podem afetar os olhos e ter diversas causas, como cremes, maquiagens, soluções de higiene de lentes de contato, pelos de animais e ácaros.

Seus sintomas mais comuns são coceira, vermelhidão, inchaço das pálpebras e lacrimejamento, podendo também incluir fotofobia e surgimento de secreção ocular em excesso. Não há uma cura definitiva para alergias, mas existem diferentes tipos de tratamentos que dependem do agente causador e devem ser pensados não apenas pelo oftalmologista, mas também por um alergologista, que será capaz de identificar exatamente o que está causando a reação alérgica e qual a melhor forma de tratá-la.

Durante uma crise alérgica, o ideal é sempre se afastar ou remover aquilo que está causando o problema, mas limpar bem os olhos com água fria, fazer compressas com soro fisiológico frio e usar antialérgicos recomendados pelo médico, sejam eles em colírio ou orais ajudam a aliviar os sintomas da alergia ocular.

É importante também não coçar os olhos durante uma crise alérgica, uma vez que o ato pode ser prejudicial à saúde ocular, favorecendo infecções e o aparecimento do ceratocone.

X