Saúde 04.18

O que fazer quando entra um cisco no olho?

Atitude bastante comum quando sentimos algo dentro dos olhos, coçar ou pedir para alguém dar um assoprão pode ser prejudicial à saúde ocular. Mas então, o que fazer quando entra um cisco no olho?

O ideal é higienizar bem as mãos e lavar com água em abundância sem esfregar os olhos para não causar lesões. Uma boa tática para esse momento é fazer uma concha com as mãos e mergulhar os olhos, abrindo e fechando as pálpebras. Caso você não tenha como utilizar água, colírios lubrificantes também ajudam na remoção dos ciscos, assim como piscar rapidamente, que faz com que ele desloque sozinho e seja expelido junto com as lágrimas. Para ter certeza de que o corpo estranho foi expelido, cheque bem no espelho ou peça a ajuda de outra pessoa, olhando em diferentes sentidos.

Sentir um leve desconforto mesmo após a expulsão do cisco é normal, uma vez que ele causa irritação, mas caso o objeto que tenha entrado nos olhos seja feito de madeira, aço, vidro ou seja um inseto, é importante procurar um médico imediatamente. O oftalmologista também deve ser consultado caso o corpo estranho fique preso na íris ou quando a sensação de desconforto permanecer por muito tempo

Vale ressaltar ainda que pessoas que usam lentes de contato devem retirá-las, fazer a higiene correta e recolocá-las apenas quando expelido o cisco e passada a irritação.

X