Saúde 04.18

O que é e qual a função da córnea?

Localizada na parte interna dos olhos e anterior ao globo ocular, a córnea é um tecido fino, transparente e resistente, responsável por focar as imagens e por captar a luz. Sem vasos sanguíneos, ela é nutrida pelo humor aquoso e pelo filme lacrimal, sendo considerada saudável quando não apresenta opacidade e quando possui uma curvatura que permite que as imagens sejam formadas de forma nítida e exatamente sobre a retina.

A córnea é composta por cinco camadas:

  1. Epitélio: camada superficial, tem grande capacidade de regeneração e é responsável por selecionar a entrada e saída de fluidos, protegendo os olhos. Por ter diversas terminações nervosas, é também uma área bastante sensível.
  2. Membrana de Bowman: composta por fibras de colágeno, é bastante resistente a traumas e reforça a estrutura da córnea, além de ajudar a bloquear a entrada de microrganismos.
  3. Estroma: conhecido como tecido conectivo, é a camada mais espessa da córnea e serve para dar sustentação às células.
  4. Membrana de Descemet: camada posterior, reveste a superfície do estroma e aumenta de espessura com o passar do tempo.
  5. Endotélio: camada mais interna, atua na hidratação da córnea e na manutenção da transparência.

Qual a função da córnea?

O tecido ocular tem três funções principais:

  1. Por ser a primeira interface que a luz atravessa, é responsável por transmiti-la para a retina.
  2. Refração. O tecido é responsável por ⅔ da tarefa de focalizar imagens. É por esse motivo que, quando a curvatura da córnea possui alterações, causando miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo, chamamos de erros de refração.
  3. Proteção dos olhos.
X