FAQ

Você decidiu de vez aposentar os óculos para usar somente lentes de contato. Parabéns pela escolha. A Solótica terá prazer em ajudar. Temos a linha de lentes mais completa e funcional do mercado.

Este processo de mudança começa sempre com uma visita ao oftalmologista. Somente um especialista pode determinar a lente de contato mais indicada para o seu caso. Além disso, o profissional deve acompanhar você durante o processo de adaptação da lente.

E a escolha depende de uma série de fatores. Basicamente, há três tipos de lentes de contato: rígidas, gelatinosas descartáveis e gelatinosas de troca anual. Cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens, que você deve considerar antes de escolher.

As lentes rígidas são indicadas para todas as necessidades de correção visual. Tem melhor qualidade ótica, custo acessível, manutenção barata e são muito duráveis. Porém, nem todos os usuários se adaptam facilmente a este tipo de lente. E a opção para estas pessoas é a lente gelatinosa.

As gelatinosas do tipo de descartáveis têm a vantagem de serem extremamente práticas e confortáveis. O regime de troca de até 30 dias favorece a segurança, especialmente contra contaminações. Além disso, facilita a limpeza e o manuseio da lente de contato, sendo ideal pra quem não tem tempo a perder.

A desvantagem é o custo um pouco mais elevado de manutenção. Para os usuários preocupados com custo X benefício, uma excelente opção é a lente gelatinosa de troca anual, que alia as comodidades das lentes maleáveis (conforto e facilidade de manuseio), com a durabilidade e o baixo custo de manutenção do tipo rígido. Mas não atende a todas as necessidades de correção.

Seja qual for o tipo de lente escolhida, preste muita atenção à adaptação. Alguns usuários se adaptam imediatamente ao uso de lentes. Outros não. Sentir desconforto durante 10 ou 15 dias é considerado normal. Mas se persistir, retire a lente e consulte seu oftalmologista.

Tipos de Diagnóstico

Miopia

A miopia afeta a capacidade de foco de objetos distantes. Sua correção é feita através de lentes divergentes (negativas).

Hipermetropia

A hipermetropia causa dificuldade no foco de objetos próximos. Sua correção é feita através de lentes convergentes (positivas).

Astigmatismo

O astigmatismo afeta a visão em todas as distâncias, deixando-a embaçada. A correção é feita com lentes cilíndricas.

Presbiopia

A Presbiopia é a perda da acomodação visual relacionada à idade, lentes corretivas são necessárias.

Perguntas Frequentes

Alguns usuários adaptam-se imediatamente e não apresentam qualquer problema de adaptação. Mas os especialistas consideram normal período de cerca de dez dias para a adaptação plena. Durante esta fase, o usuário deve ser acompanhado de perto por um oftalmologista.

Em nenhuma hipótese. Os olhos são revestidos pela conjuntiva, que torna impossível a movimentação da lente para trás do olho.

Existem três famílias de lentes: Lentes de contato gelatinosas de troca anual, lentes de contato gelatinosas descartáveis de troca mensal, quinzenal, semanal ou diária e as lentes de contato rígidas de troca anual. Cada uma apresenta vantagens e desvantagens. E você deve avaliar juntamente com seu oftalmologista a melhor opção para as suas necessidades.

Além de atenderem a todas as necessidades de correção, as lentes rígidas possuem, em geral, melhor qualidade ótica e a manutenção é mais simples e econômica, em relação às outras lentes. A durabilidade é outra característica desta lente, que pode ser usada por até um ano. Porém, exigem maior habilidade do usuário e não são recomendadas para dormir (Clique e conheça a linha de lentes rígidas da Solótica). Produzidas com material maleável, as lentes gelatinosas descartáveis são consideradas mais confortáveis e práticas em comparação às lentes rígidas. Em geral, o usuário se adapta mais facilmente a este produto. Porém, o custo de manutenção é um pouco superior, já que o regime de troca do produto é menor (no máximo 30 dias). Também não atendem a algumas necessidades de correção visual e apresentam certas limitações de graus. (Clique e conheça a linha de lentes gelatinosas descartáveis da Solótica) Já as lentes de contato gelatinosas de troca anual atendem a quase todas as necessidades de correção visual, sem limitação de graus. Dependendo da composição, pode-se até dormir com algumas delas. De manutenção simples, são de troca anual, e uma opção economicamente viável para usuários que têm dificuldade de adaptação às lentes rígidas (Clique e conheça a linha de lentes gelatinosas de troca anual da Solótica).

Para orientação constante e realização de exames periódicos, de extrema importância para a saúde ocular.Para orientação constante e realização de exames periódicos, de extrema importância para a saúde ocular.

Sim. Aliás, as lentes apresentam grande vantagem sobre os óculos, porque minimizam distorções de imagem e oferecem visão completa, focal e periférica, muito mais próxima da visão natural. Também permite o uso com óculos de sol. Mas, para natação, recomenda-se o uso de óculos especiais, que evitam a perda das lentes.

Seu oftalmologista recomendará o prazo de troca ideal para o seu caso. Porém, basicamente, as lentes descartáveis têm prazos que variam de 7 a 30 dias e as rígidas e gelatinosas devem ser trocadas a cada ano.

Atualmente, as lentes de contato atendem a praticamente todas as necessidades, como: miopia, hipermetropia, astigmatismo, ceratocone e outros males.

Se a lente for bem adaptada ao usuário, não há desconforto ou dor. Durante a adaptação, que pode durar até dez dias, é normal certo incômodo. Mas, caso ele se prolongue, retire as lentes e procure o oftalmologista, pois há algum problema.

Sim. Lentes de contato só podem ser comercializadas sob prescrição médica. Além disso, mesmo você possuindo visão perfeita e necessitando uma lente de contato sem grau, é necessário verificar as medidas (ceratometria) dos olhos, para prescrição da lente de contato adequada. O teste de fluxo lacrimal também é fundamental para garantir conforto e saúde ocular.

Sim, são lentes de contato gelatinosas feitas com base na cor do olho saudável, a fim de apresentar efeito extremamente natural.

A princípio, qualquer pessoa – criança, adolescente ou adulto. Mas o especialista deverá ser consultado para verificação do tipo de lente de contato mais indicado a cada caso.

Crianças com seis meses de idade, em casos extremos, já utilizam lentes de contato corretivas.

Sim, mas você deverá primeiro colocar as lentes de contato e depois se maquiar, tomando sempre cuidado com produtos em pó ou spray, que poderão causar irritação caso entrem em contato com os olhos.

Não. Mas fungos e bactérias presentes em lentes de contatos mal conservadas, sim. Por isso, os procedimentos de limpeza e conservação da lente são tão importantes para proteger sua visão. Seguindo-se todos os passos de limpeza e conservação, não haverá qualquer risco. E, extremamente importante: jamais use lentes de contato de outras pessoas.

Somente em casos extremos de má conservação e falta de assepsia das lentes de contato. O uso correto e a correta assepsia evitarão qualquer risco. Em caso de desconforto, retire as lentes e procure o seu oftalmologista.

Não. As lentes de contato devem ser utilizadas após a adequada adaptação, que deverá ser feita por seu especialista, que está plenamente capacitado a fazer todos os testes e garantir a perfeita adaptação de suas lentes de contato. Por esse motivo, as lentes de contato são comercializadas somente sob prescrição médica.

Existem diversos produtos para este fim. A Solótica possui completa linha de soluções para manutenção e limpeza (conheça as soluções de limpeza da Solótica) para todos os tipos de lentes de contatos.