Depósito de Proteínas nas Lentes de Contato

O acúmulo de proteínas sobre as lentes gelatinosas é um problema comum aos usuários de lentes. A lágrima contém  proteínas, e a lente de contato é um objeto estranho nessa solução, os materiais protéicos ficarão continuamente em contato com a superfície da lente.

Existem dois mecanismos para a inclusão e/ou acúmulo de proteína sobre a superfície de uma lente de contato gelatinosa. O primeiro é a absorção/denaturação pela atração eletrostática de proteínas (especialmente Lisozima) a uma superfície de lente carregada negativamente.

A Lisozima é uma proteína protetiva, presente em concentração relativamente alta na lágrima e possui carga positiva. As lentes de contato tornam-se negativamente carregadas devido à incorporação do ácido metacrílico no polímero, tanto como uma impureza ou como um comonômero, acrescentado para aumentar o conteúdo de água. A incorporação do ácido metacrílico cria uma carga negativa sobre a superfície da lente.

Uma lente gelatinosa carregada negativamente absorve Lisozima numa taxa relativa à quantidade de ácido metacrílico contido no polímero. O segundo tipo de acúmulo de proteína sobre uma lente de contato gelatinosa é a inclusão de proteína na matriz da superfície do polímero. Todas as lentes de contato gelatinosas são estruturas de água e polímero, onde a água é uniformemente absorvida através da superfície do polímero. As moléculas de proteína são 100 a 1.000 vezes maiores que as estruturas do monômero ou da água.

Devido a seu tamanho, as moléculas de proteína não podem penetrar nem mesmo na matriz do polímero com o maior conteúdo aquoso. Como o conteúdo aquoso dos materiais gelatinosos neutros aumenta, o tamanho da matriz também aumenta suficientemente para começar a incluir proteínas de lágrima na superfície da matriz da lente.
Este fenômeno é comum a todos os materiais de alto conteúdo aquoso, pois eles possuem matrizes de superfícies grandes o suficiente para incluir proteínas.

É importante compreender que este é somente um efeito de superfície devido à concentração de proteínas da lágrima. Quando a lente é removida do fluido lacrimal e colocada em solução de limpeza, as proteínas incluídas saem da superfície da lente de contato, que retorna a um nível zero de proteínas.

Conheça mais dicas para manter seus olhos saudáveis:

X