Lentes de Contato Saúde 04.18

Como funciona o implante de lente intraocular?

Utilizadas principalmente para substituir o cristalino em casos de Catarata, que é quando a lente natural dos olhos fica opaca e turva, as lentes intraoculares (LIO) foram criadas em 1949 pelo inglês Harold Ridley para devolver a clareza e a qualidade de visão aos pacientes. Existem também os implantes fácicos de lentes intraoculares, que são realizados sem que haja a remoção do cristalino e que têm como objetivo corrigir distúrbios oculares.

Com opções que corrigem miopia, astigmatismo e hipermetropia, as lentes intraoculares são colocadas por meio de uma cirurgia rápida e simples e ajudam também a suspender o uso de óculos e lentes de contato, ou a diminuir o grau.

Durante o procedimento, que dura cerca de 30 minutos e utiliza colírios anestésicos, é feito um pequeno corte na lateral da córnea para o implante da lente intraocular, que é fixada à íris. Muitas vezes, não é necessário que seja feita a sutura após o implante, uma vez que o corte realizado é pequeno. O pós operatório inclui o uso de colírios para evitar infecções e o repouso durante alguns dias.

X