Saúde 04.18

Quais as características do daltonismo?

Distúrbio primordialmente genético e hereditário ligado ao cromossomo X, o daltonismo causa dificuldade ou incapacidade de perceber e distinguir algumas cores. Causada pela ausência ou alteração dos cones, células responsáveis pela percepção das cores, a alteração afeta muito mais homens do que mulheres, uma vez que eles possuem apenas um cromossomo X e o daltonismo está relacionado a um gene recessivo.

Apesar de estar ligado ao fator genético na maior parte dos casos, o daltonismo também pode ser causado por doenças ou lesões como glaucoma, esclerose múltipla, tumores cerebrais e traumas ópticos. Existem ainda três tipos de daltonismo com diferentes características. São eles:

Monocromacia

Raro, afeta os três tipos de cones, limitando a visão a tons de preto, branco e cinza.

Dicromacia

Ausência ou alteração em apenas um ou dois receptores, as características do daltonismo dicromático variam entre incapacidade total ou parcial de enxergar o vermelho (Protanopia), o verde (Deuteranopia) ou o amarelo e o azul (Tritanopia). Nesses casos, as cores que não são absorvidas aparecem como tons de marrom, com exceção do último, no qual as cores ganham tons de rosa claro.

Tricromacia anômala

Alteração em apenas um tipo de cone, causa alterações de contraste e saturação e também é dividido em três subgrupos. Na Protanomalia, a deficiência parcial na absorção do vermelho faz com que ele ganhe tons mais escuros e acabe parecido com o preto, semelhante ao que ocorre na Deuteranomalia, mas com os tons de verde. Já na Tritanomalia, há a dificuldade em identificar cores no espectro entre o amarelo e o azul.

Existem ainda diversas formas de identificar o daltonismo, sendo o Teste de Ishihara o mais comum deles. Ele consiste em cartões pintados com círculos de diferentes tonalidades que formam uma figura de outra cor em seu centro, facilmente identificada por pessoas com visão normal, mas de difícil visualização para daltônicos. Apesar de não ter cura definitiva, existem óculos com lentes especiais que ajudam daltónicos a distinguir melhor diferentes cores e tonalidades.

X