Saúde 04.18

O que é e quais as diferenças entre miopia e astigmatismo?

Erros de refração causados por distorções na córnea, a miopia e o astigmatismo podem ocorrer isoladamente ou juntos. Saiba mais sobre cada um deles e suas diferenças.

O que é miopia?

A miopia ocorre quando os olhos são mais longos do que o normal, fazendo com que as imagens se formem antes da retina e dificultando a visão para objetos localizados a longa distância. Hereditária, a condição costuma evoluir até os 25 anos, idade na qual pode se estabilizar, sendo passível de cirurgias corretoras.

Além da dificuldade em enxergar de longe, pessoas míopes costumam apertar os olhos para tentar ajustar o foco dos olhos e sentir muita dor de cabeça, precisando da ajuda de óculos ou lentes de contato para corrigir o erro de refração e garantir boa qualidade de visão.

O que é astigmatismo?

Patologia que causa irregularidades no formato da córnea, fazendo com que tanto a visão de perto quanto a de longe fiquem embaçadas. Graças a essas irregularidades, a luz faz um caminho distorcido no olho e se direciona para mais de um ponto focal, dificultando o foco das imagens, principalmente em ambientes pouco iluminados. Assim como míopes, pessoas com astigmatismo também podem usar lentes de contato e óculos para corrigir a visão.

E qual a diferença entre miopia e astigmatismo?

A principal diferença entre as duas patologias é que, na miopia há principalmente a dificuldade em enxergar de longe, enquanto a visão de perto não apresenta dificuldades. No astigmatismo, a visão fica embaçada e difícil independentemente da distância dos objetos.

As lentes utilizadas para a correção também são diferentes. Na miopia, são usadas lentes divergentes mais espessas na borda do que no centro, que fazem com que a distância focal mude, incidindo exatamente sobre a retina. As de astigmatismo, por sua vez, são lentes cilíndricas ou tóricas que dependem não apenas da distância focal mas também do eixo para corrigirem a visão.

X